Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As fotografias Stock existem como uma alternativa econômica na hora de produzir um anúncio publicitário ou informativo, utilizar uma foto Stock em uma campanha implica em prescindir do trabalho de um fotógrafo para criar fotografias específicas para a situação.

Os catálogos de fotos de Stock são intermináveis, pode ser divertido passar um tempo navegando por sites como ShutterStock ou StockPhotos. As fotografias que se encontram em um site desse tipo supostamente cumprem uma necessidade básica, representar um conceito de maneira simples e clara, desde categorias tão amplas como `solidão’ até situações específicas como `Homem de negócios preocupado’.

Se pensarmos no ‘Homem de negócios preocupado’, com certeza existem muitas formas de representá-lo. Porém a questão com as fotos de Stock não é encontrar várias possibilidades. O objetivo principal é simplificar a ideia em símbolos e signos que bastem para que qualquer leitor da imagem possa identificar o que foi proposto.

Copyright de : Creativa Images.

Na hora de se produzir uma foto Stock é ao imaginário coletivo que se recorre. Todas aquelas ideias compartilhadas que surgem de uma ideia prototípica. Ideias que não garantem veracidade. No caso do ‘Homem de negócios preocupado’, sem dúvida, uma maneira de apelar para o imaginário coletivo é representar um homem de terno.

O imaginário coletivo, mesmo funcionando de maneira efetiva para simplificar interações, é bastante perigoso porque, na essência, o que faz é reduzir conceitos amplos a coisas simples. Tudo com o objetivo de livrar o observador da necessidade de refletir. Seus resultados podem ser devastadores, estabelecendo estereótipos, rotulando sujeitos de maneira preguiçosa e influenciando na forma como a sociedade decide incluir e excluir.

Como espectadores procesamos una enorme cantidad de imágenes cada día y son las ideas repetidas las que pueden servir de ayuda a la hora de clasificar todo esto, reduciendo conceptos de manera que sean más fáciles de digerir.

Hoje em dia existem graves conflitos sociais graças à insistente prevalência do imaginário coletivo. Países inteiros se estancam diante da impossibilidade de mudar de paradigma, e muitas pessoas acabam sofrendo de maneira íntima o perigo da redução das ideias.

Depois de realizar várias buscas por fotos Stock na web, sem interesse, decidi procurar por uma palavra, achando muito inquietante considerar que existe uma categoría para a palavra em questão: Rape (estupro).

Copyright de: Antonio Guillem

 

Na sequência que surgiram centenas de fotografias, a tarefa era avaliar o grau de precisão que continha nelas quando representavam uma violação, o que seria muito significativo seria entender quais símbolos e indícios são inseridos na imagem a fim de deixar claro e inequívoca a representação dessa ideia. Se no caso do ‘Homem de negócios preocupado’ o que prevalece é o traje como símbolo,  o que seria o mais recorrente nas fotos Stock de uma violação?

Parece haver dois tipos de imagens, um mostrando o ato em que vítima e agressor estão envolvidos, e outro em que há apenas a vítima e se vê alguns indícios que sugerem a natureza sexual da agressão. O que se aplica em todos os casos é que a identidade da vítima é bem definida, sem exceção, sempre é uma mulher e, curiosamente, são imagens mais comuns as que mostram apenas a vítima. Isso poderia nos ajudar a compreender a maneira como se estabelece a hierarquia de significado em um ato violento. O que acontece é que a vítima ao ser receptora do ato é quem contém os vestígios, o acontecido deixa de ser um ato momentâneo isolado para ser fazer parte da vítima, que suplanta o ato. O agressor é um ator passageiro mas que logo se retira da cena, trocando a identidade de quem ataca.

Copyright de:  Photographee.eu

Uma violação se define como o ato de forçar uma relação sexual, isso não se refere a nenhum gênero de maneira específica. O que motiva a produção de uma foto Stock em torno de uma mulher amarrada são as ideias depositadas no imaginário coletivo. Ideias com muitas origens, porém que apontam todas para um mesmo fator germinante: o que se perpetua é aquela ideia de que o gênero feminino é suscetível a esse tipo de agressão por sua fragilidade preconcebida e porque o manejo de poderes e impulsos sexuais tendem a colocar a figura masculina como o artífice e a feminina como receptora.

O corpo feminino pode ser considerado um lugar político, sua presença simbólica é muito forte, desde a ideia da maternidade, sensualidade, pecado, prazer, fragilidade. São muitas as ideias conectadas a identidade feminina, ideias que acabam sendo escassos vestígios do que deveria ser uma mulher, porem não recebem maior atenção antes de serem reproduzidas.

Se puséssemos em termos simples, poderíamos dizer que um acervo de fotos Stock funciona como um dicionário visual: busca-se um conceito, e o que se apresenta será uma definição simplificada disso, mas da mesma forma como você pode desarmar uma palavra no dicionário você também pode desarmar uma imagem, encontrando nela os códigos utilizados para denotar significado.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Sara Mejía

Nasci e moro em Medelim, sou fotógrafa, pressuposto por ter passado três anos de minha vida estudando fotografia na cidade de Barcelona. Agora procuro pensar mais sobre fotografia que fazê-las, ainda que minha fiel câmera sempre me acompanha em todos os lugares, é o meu diário pessoal, como são os textos que escrevo sobre a arte, porque afinal, é a arte que governa minha vida, a música é o meu mais irremediável vício e gosto de dormir com um livro de Felix Gonzalez-Torres nos braços, a arte é minha companheira mais querida .